Apesar de confinados a um espaço territorial de pequena dimensão, é notório e sabido que a evolução de Portugal na área do desporto deixa, cada vez mais, a certeza de que ainda perdura o espírito lutador dos nossos antepassados.
A verdade é que temos todas as condições necessárias para o sucesso em algumas áreas desportivas e, cada vez mais, somos conhecidos pelo esplendor, classe e sucesso das competições mundiais que por aqui passam.
SPORT LISBOA E BENFICA
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
FUTEBOL CLUBE DO PORTO
O estádio da “Luz”, como é conhecido o estádio do Benfica, é o maior em Portugal, capacitado para 65 mil pessoas, sendo o único que detém 5 estrelas da UEFA. O jogador que mais se destacou ao serviço do Benfica e da Selecção Nacional, Eusébio da Silva Ferreira, foi o primeiro português a ser galardoado com o prémio Bola de Ouro, em 1965. “Pantera Negra”, como era conhecido, faleceu a 5 de Janeiro de 2014, erguendo-se no envolvente do estádio um Memorial com a sua estátua. O estádio foi palco da final do Euro 2004 e, foi o estádio escolhido para a Grande Final da Liga dos Campeões 2014.
www.slbenfica.pt
1 - 1
<
>
O estádio de Alvalade pertence ao Sporting Clube de Portugal, e a uns curtos 2km de distância do estádio da Luz, rivalizam o maior Derby de Lisboa. Daqui saíram dois dos três jogadores portugueses galardoados com o prémio de melhor jogador do mundo, a Bola de Ouro, Luís Figo (2000) e Cristiano Ronaldo (2008, 2013 e 2014).
www.sporting.pt
1 - 1
<
>
O estádio do Dragão, como é conhecido o estádio do Futebol Clube do Porto, está localizado no centro da cidade do Norte e foi o palco do jogo inaugural do Euro 2004.
Imponente e confortável é a casa daqueles que têm sido, nos últimos anos, os campeões nacionais de Futebol, sendo também um espaço onde se realizam grandes eventos ou festivais musicais.
www.fcporto.pt
1 - 1
<
>
A origem do golfe em Portugal surgiu no fim do séc. XIX. por parte da colónia inglesa, que vivia no Porto e se dedicava à produção e comércio do vinho do Porto, ao criar, em 1890, em Espinho, o primeiro campo de golfe em Portugal, o Oporto Niblicks Club. Em Lisboa, são os funcionários britânicos das companhias de telefones e dos transportes ferroviários que fundam, em 1922, o Lisbon Sports Club, hoje sediado em Belas. Os primeiros 60 anos do golfe em Portugal estão historicamente ligados à vida destes dois clubes e de mais dois outros, fundados em 1934, o golfe de Miramar e Vidago.
Hoje em dia a oferta de campos de golfe em Portugal estende-se pelo país inteiro, com uma diversidade e qualidade exímia, muito apreciados pelos seus praticantes, e é hoje considerado um dos melhores destinos turísticos para a prática da modalidade. O país afirma-se cada vez mais no contexto mundial como um dos principais destinos para os praticantes de golfe, com os seus resorts e aldeias turísticas. Portugal foi eleito pela Condé Nast Traveller o melhor destino do mundo para se viajar em 2013. Paisagem, gastronomia e praias foram os aspectos que mais pesaram na escolha, dando ainda especial destaque à simpatia do povo português.
REGIÃO NORTE
REGIÃO CENTRO
REGIÃO SUL
No norte de Portugal, existem onze campos inseridos em cenários naturais verdadeiramente inspiradores, ideais para quem procura, em simultâneo, uma actividade física relaxante e estimulante, sempre em contacto com a natureza e no meio de paisagens deslumbrantes.
Se a tudo isto somar a gastronomia e os vinhos, dos mais apreciados no país, facilmente perceberá que o espera uma experiência única e completa.
Conheça aqui alguns dos melhores campos a Norte
1 - 1
<
>
A região de Lisboa é beneficiada com o clima ameno que permite a prática da modalidade durante todo o ano, oferecendo aos amantes do golfe campos de topo e infraestruturas de grande nível internacional, situados em espaços de grande envolvência natural. Estas são as características que melhor definem a oferta de golfe da região.
A qualidade e diversidade dos campos de golfe associados do Turismo de Lisboa, localizados a menos de uma hora de distância da capital portuguesa e todos eles projetados por prestigiados arquitetos, garantem ao golfista uma experiência única.
Conheça aqui os melhores campos de Golfe no Centro de Portugal
1 - 1
<
>
É um verdadeiro desafio, tanto para os profissionais como para os amadores.
Sendo um dos melhores destinos de Golfe da Europa, o Algarve é hoje considerado um produto de elite para os praticantes da modalidade. Os traçados dos campos, grande parte concebidos por arquitetos internacionais, juntamente com a paisagem fantástica em que estão inseridos, satisfazem os requisitos dos adeptos mais exigentes, demarcando a região como um destino privilegiado para a prática da modalidade.
O clima ameno, com mais de trezentos dias de sol por ano, permite que a época de golfe se estenda por vários meses, trazendo aos campos do Algarve jogadores de todo o mundo.
O Royal Golf Course fica situado entre lagos e uma vegetação luxuriante de pinheiros e flores silvestres, e é caracterizado por um exigente Par 3 sobre a falésia – o famoso buraco 16 – indiscutivelmente um dos cenários de golfe mais célebres da Europa e símbolo do golfe no Algarve.
1 - 1
<
>
PRAIAS E ONDAS
Um dos desportos que tem ganho cada vez mais importância e relevo em Portugal é o Surf. Usufruindo de 850km de costa atlântica, as ondas são diferentes e, por vezes, em sítios inesperados, o que as torna perfeitas para todos os amantes ou estreantes da modalidade.
Nomes como “Ribeira d´Ilhas”, “Coxos”, ”Super Tubos” ou o “Canhão da Nazaré”, são algumas das Praias que atualmente são reconhecidas internacionalmente por toda a comunidade surfista. Mas as ondas em Portugal não se limitam a 4 praias, é sim preciso conhecê-las para saber que se deslocam consoante as estações, fazendo de Portugal um Paraíso para surfistas durante o ano todo.
Veja em baixo algumas das melhores praias e "hot spots" para a prática de modalidades náuticas.
TÉNIS
Em 1880 tiveram lugar no nosso país os primeiros jogos de ténis praticados entre os representantes da comunidade inglesa, os quais confraternizavam, de raquete na mão, nos relvados do Porto, Cascais e Carcavelos. O ténis ia-se tornando popular entre os abastados comerciantes ligados à exportação do Vinho do Porto.
Foi em 1980, sob a alçada do maior organizador de eventos de ténis (Lagos Sports), que se realizou o primeiro e mais antigo circuito internacional de ténis para veteranos, em toda a Península Ibérica- a Medis Copa Ibérica.
A competição desenrola-se ainda hoje em dia ao longo de três etapas, marcando presença em Portugal e na vizinha Espanha. Em território Luso, a competição arranca durante o primeiro semestre do ano e na reta final é disputada nos mais conceituados campos do Algarve.
Mas é nos meses de Abril/Maio, que é realizado no Estádio Nacional do Jamor o Portugal Open, torneio integrado no ATP Tour e WTA Tour.
Tendo já sido premiado pelo ATP WORLD como o melhor torneio europeu no “marketing & promoção”, o Portugal Open é um evento onde se concentram, não só os amantes de ténis, como também um encontro social frequentado por variadas personagens da esfera pública da sociedade portuguesa. Bons jogos, bons jogadores, atividades e interatividade com variadas marcas de classe.
Realizado no Oficial estádio nacional de Portugal- Jamor, o Portugal Open apresenta dois campos centrais com a capacidade para aproximadamente 7.000 pessoas, e todo uma estrutura complementar preparada para oferecer a todos os Patrocinadores a oportunidade de contactar com mais de 50.000 espectadores ao longo dos 9 dias de competição.
No ano de 2013, o ténis português conseguiu o seu primeiro título no ATP World nas mãos de João Sousa, que conquistou a vitória no torneio ATP Kuala Lumpur, tornando-se no primeiro tenista português a conquistar um triunfo nos grandes palcos do ténis. A vitória no torneio de Kuala Lumpur permitiu também a João Sousa atingir a melhor classificação de sempre de um tenista português no Ranking do ATP. Ocupa atualmente a posição 45 no ranking mundial.
REGIÃO LISBOA
PRAIA DO GUINCHO
Situada logo após Cascais, é um dos melhores locais em Portugal para a prática de surf e windsurf, sendo frequentemente escolhido para a realização de competições nacionais e internacionais.
Julho e agosto são os melhores meses para estes desportos, mas o vento começa-se a mostrar logo em maio, soprando até outubro. A parte sul da praia é geralmente escolhida pelos surfistas, dado que o lado norte conta com condições mais propícias ao windsurf.
REGIÃO LISBOA
PRAIA DE CARCAVELOS
Situada entre a Parede e Santo Amaro de Oeiras, a Praia mais conhecida da linha do Estoril foi a escola para muitos dos nossos grandes atletas destas modalidades. Apenas “mexe” no Inverno dado a direção da mesma.
Forma uma onda tubular e rápida, amada por todos os surfistas da zona.
REGIÃO LISBOA
PRAIA GRANDE
Apresenta um extenso areal, o que proporciona que as águas agitadas desta região aqui adquiram uma feição mais calma. A praia é muito frequentada por jovens, especialmente os que são adeptos de desportos aquáticos, como é o caso do bodyboard e do surf. Aliás, neste local, assiste-se, todos os anos, a uma prova do Campeonato Mundial de Surf/Bodyboard.
REGIÃO LISBOA
COSTA DA CAPARICA
As praias da Costa da Caparica estendem-se ao longo de 15 quilómetros. A maioria das praias é vigiada durante o Verão, possuem estacionamento e restaurantes/bares de apoio.
Boas Condições para a prática do Surf/Bodyboard praticamente durante o ano todo.
REGIÃO OESTE
PENICHE
Reconhecido como o melhor e mais consistente local para surfar em Portugal, a Península de Peniche oferece-nos uma costa virada a norte e a sul muito próximas uma da outra. O resultado são excelentes condições diárias independentemente da direção da ondulação e do vento.
A Península de Peniche proporciona sempre um local onde o vento está off shore, criando ondas perfeitas. Em 15 Km de costa irá encontrar mais de 20 locais para surfar para todo o tipo de surfista, desde o principiante ao avançado.
REGIÃO OESTE
PRAIA DO BALEAL NORTE/LAGIDO
Sobejamente conhecida entre surfistas, uma das suas principais características é a sua beleza natural muito particular, principalmente ao pôr-do-sol.
Apesar do mar agitado, a Praia do Baleal já foi galardoada com a Bandeira Azul e tem bons apoios de praia.
REGIÃO OESTE
RIBEIRA D'ILHAS
Situada a cerca de 3,5 km da Ericeira, precisamente junto à foz do curso de água que lhe dá nome, a Praia de Ribeira de Ilhas é considerada uma das melhores da Europa para a prática de surf e bodyboard.
Desde 1985, é palco de uma etapa do campeonato mundial de surf (WQS). Encaixada num vale entre arribas altas, a praia possui diversos bares que lhe conferem uma animação adicional.
REGIÃO OESTE
PRAIA DO MEDÃO / SUPER TUBOS
Considerada uma das melhores para a prática de surf e bodyboard, tanto a nível nacional como internacional, a Praia de Medão é conhecida pelas suas ondas de forma perfeita e tubular, sendo por isso também designada por “Super Tubos”.
As cristas das ondas são de tal modo longas que criam espaços vazios, verdadeiros tubos, que atraem praticantes destas modalidades oriundos de todas as partes do mundo, ao longo do ano inteiro.
REGIÃO OESTE
ERICEIRA
Nos últimos anos, a Ericeira tem sido considerada um dos melhores spots de surf de Portugal e um dos melhores da Europa, sendo normalmente um dos palcos escolhidos para o Campeonato de Mundo da modalidade.
De facto, esta localidade tem várias características que fazem dela um local ideal para o surf de elevada qualidade: mar com ondas e praias quer com fundos de rocha ("point-breaks"), quer com fundos de areia ("beach-breaks"). Por outro lado, dispõe de praias com diferentes níveis de dificuldade, oscilando entre os spots onde não são permitidos quaisquer erros e os spots onde se pode aprender com facilidade e praticar sem perigo.
As melhores condições de surf ocorrem quando o vento é do quadrante Este. Nestes casos, as ondas são perfeitas, desenvolvendo frequentemente tubos de enorme qualidade e duração.
REGIÃO NORTE E CENTRO
MATOSINHOS
Longo areal, salpicado com algumas rochas, dispõe de boas infraestruturas de apoio, como bar e áreas de vólei e futebol de praia. É essencialmente frequentado pelos habitantes locais, mas também por muitos praticantes de surf e bodyboard.
No Inverno, são procuradas pelos amantes do surf, bodyboard, vela e windsurf, que encontram no mar do norte as condições ideais para a prática destes desportos. No Verão, as praias enchem-se de gente que procura o sol, o mar, a areia dourada, o calor, o descanso ou a animação das praias de Matosinhos
REGIÃO NORTE E CENTRO
PRAIA DE ESPINHO
A Praia do Casino em Espinho é reconhecida pelas suas excelentes condições para o Surf.
A sua direita nos dias bons proporciona altas sessões de surf e altos tubos.
REGIÃO NORTE E CENTRO
AVEIRO / COSTA NOVA
Praia de areia muito fina e normalmente ventosa. O mar é bastante mexido, o que é habitual nas praias do norte do país. Boas condições para a prática do surf e do windsurf.
Na zona que se estende a sul do parque de campismo da Costa Nova (a sul da povoação), ao longo de mais de um quilómetro, pratica-se o naturismo.
REGIÃO NORTE E CENTRO
FIGUEIRA DA FOZ
Muitas praias de areia dourada e águas famosas pelas provas internacionais de surf que aqui costumam decorrer no verão, principalmente na "mítica" praia do Cabedelo, considerada uma das ondas mais consistentes da Europa.
REGIÃO ALGARVE E COSTA VICENTINA
PRAIA DO AMADO
Considerada uma das melhores praias portuguesas para o surf, a Praia do Amado é procurada por praticantes de toda a Europa, sendo muitas vezes palco de provas de competições internacionais. Mas nem só os mais experientes aqui vêm, pois também existem escolas de surf que ensinam a praticar esta modalidade.
Muito frequentada durante o verão, a Praia do Amado possui completas infraestruturas de apoio, que tornam a estada dos veraneantes mais agradáveis.
REGIÃO ALGARVE E COSTA VICENTINA
PRAIA DA ARRIFANA
Praia de Bandeira Azul, estende-se por um areal com mais de meio quilómetro de extensão. Forma uma espécie de pequena baía, sendo por isso a menos batida pela rebentação das ondas. No topo sul existe uma rocha vertical no meio do mar, a fazer lembrar uma estátua gigantesca.
Dotada de todas as infraestruturas necessárias a uma estância balnear, esta Praia é procurada durante todo o ano por praticantes de surf e bodyboard. Junto ao que resta das ruínas da Fortaleza da Arrifana, construída pelos árabes, poderá desfrutar de uma das mais belas panorâmicas da Costa Vicentina.
REGIÃO ALGARVE E COSTA VICENTINA
PRAIA DO BELICHE
Localiza-se nas proximidades do Cabo de S. Vicente. É constituída por um areal, situada no fundo de uma pequena baía escavada na falésia, sendo muito procurada pelos surfistas. Trata-se de uma praia muito tranquila.
REGIÃO ALGARVE E COSTA VICENTINA
PRAIA DO ZAVIAL
Praia de areal extenso e de águas calmas. Frequentada por famílias com crianças pequenas, oferece boas condições para a prática de surf e bodyboard.
CURIOSIDADES E FEITOS
ONDE IR
Para os amantes de bodyboard as Praias de eleição são a Praia Grande, em Sintra, a Praia de Espinho, no Porto, e Sagres, no Algarve.
No windsurf, a meca nacional é a Praia de Santa Maria no Guincho. Aproveitando o forte vento na encosta da falésia, por aqui já passaram os melhores “windsurfers” mundiais.
CURIOSIDADES E FEITOS
Nazaré TeM a maior Onda surfada no Mundo
Garrett McNamara surfou a maior onda de sempre na Praia do Norte, na Nazaré. Quem o diz é o Livro de Recordes do Guinness, que considerou que a onda, cuja altura ficou estimada em 24 metros, foi a maior de sempre surfada pelo homem.
Em Novembro de 2011, as imagens captadas na Praia do Norte surpreenderam Portugal e o Mundo. No primeiro fim-de-semana, a onda tinha já rendido 12 mil euros ao surfista natural da ilha do Havai, nos EUA, fruto do prémio que lhe foi atribuído na gala do Billabong XXI Big Wave Awards.
CURIOSIDADES E FEITOS
DIZ O THE GUARDIAN
De acordo com o The Guardian, o painel de jurados, tanto do evento da Billabong como do Guinness, terá tido em conta a altura do osso da canela de McNamara para chegar aos cerca de 24 metros de altura em que a onda surfada na Nazaré foi estimada.
O surfista havaiano chegou a revelar que no dia em que apanhou a onda nem sequer estava a planear entrar no mar. «Nesse dia nem queria sair da cama, estava muito desanimado», contou, ao recordar que apenas foi convencido após ser instigado por uns amigos.
Garrett McNamara apanhou a onda em causa através do tow-in, prática onde o surfista é puxado por uma mota de água até conseguir entrar na onda.
CURIOSIDADES E FEITOS
A PRAIA DO NORTE
A Praia do Norte situa-se naquele que a conotação popular denominou de ‘Canhão da Nazaré’, uma falha na placa continental que provoca uma deformação no solo com cerca de 170 quilómetros de comprimento e que chega a atingir os 5 quilómetros de profundidade.
Esta característica leva a que se registe um fenómeno de empolamento – avolumar da onda - que, em caso de vento e direção da ondulação favorável, leva a que se formem ondas de grande dimensão e que acabam por quebrar na Praia do Norte.
1 - 1
<
>
Rua do Casal da Raposa, 8
1400-050 Lisboa, Portugal
RESERVAS
(+351) 216 037 649
2011 - 2015 © SIMPLY TRANSFER & TOUR. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.